top of page
Âncora 1
tronco eucalipto.png
arjun-valiya-parambathu-3_X8RcB1sQ4-unsplash.png

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE EUCALIPTO

Muito se fala sobre as características do eucalipto, sem o devido conhecimento da madeira. No mercado poucas empresas dominam a técnica de extração e industrialização do eucalipto. Com isso criou-se um conceito equivocado a respeito desta espécie, que em muitos países representa a principal fonte de fornecimento de madeira para a construção civil, móveis e outras aplicações (dormentes, pontes, palanques, escoras, postes, etc…)

 

A MADEMAPE tem orgulho de fazer parte destas poucas empresas que buscaram desenvolver o uso e aplicação do eucalipto através de técnicas de corte, industrialização e estabilização da madeira.

 

Foram trazidas para o Brasil dezenas de espécies de eucalipto, dos gêneros Eucalyptus e Corymbia, sendo algumas com boas propriedades tecnológicas: E. grandis, E. benthamii, E. dunnii, E. urophylla, E. saligna, E. cloeziana, Corymbia citriodora, Corymbia maculata, E. tereticornis, E. paniculata, E. robusta, dentre outras em um universo com mais de 600 espécies descritas.

SUSTENTABILIDADE

Post para Instagram Divertido e Colorido Roleta de Dia das Crianças.png

Sequestro de carbono: Neste item as espécies do gênero Eucalyptus são sem sombra de dúvida, grandes colaboradores para a melhoria das condições de nosso meio ambiente, sendo como todas as árvores de grande porte, eficientes na captura de carbono, podendo chegar ao seqüestro de 11 ton por hectare/ano.  Contribuindo com a redução de CO2 na atmosfera, tão prejudicial ao nosso planeta.

 

Melhoria das condições do solo: Como busca os minerais no subsolo para sua nutrição, acaba enriquecendo o solo com matéria orgânica, cumprindo assim o ciclo de nutrientes.

​

Manutenção de água no solo: Ao contrário do que se imagina, o eucalipto fixa a água das chuvas no solo pelo seu volumoso sistema radicular, no sistema de vaso-capilaridade, contribuindo para o abastecimento do lençol freático.

 

Subprodutos:  madeira para a construção civil, lenha e carvão vegetal, móveis e utensílios, bens para construções rurais (tramas, palanques, moirões, esteios e postes) e produtos não madeiráveis, como: fitoterápicos medicinais via óleos essenciais, mel, etc. Pode-se dizer também que contribui indiretamente como alimento e medicamento pela produção de cogumelos.

 

Fonte: Câmara especializada da Engenharia Florestal do CREA/RS, artigo eng Florestal Roberto M. Ferron

Quanto a sustentabilidade, pode-se afirmar que as espécies de eucalipto plantadas no país são responsáveis por parcela significativa de melhoria de nossas condições ambientais, seja pelo seqüestro de carbono ou pela melhoria importante na qualidade do solo onde está presente. Além é claro, de preservar nossas espécies nativas ameaçadas ou em vias de extinção.

bottom of page